Editorial Dezembro – Natal e Renovação
Nata e Renovação
Eis que se aproxima o Natal! Alguns dirão, assim como a música[1], que um clima de sonho se espalha no ar e pessoas se olham com brilho no olhar. Outros, porém, perceberão um clima diferente, em meio a tantos compromissos, correria, apelo ao consumo, o consequente aumento de pessoas e veículos nas ruas, tudo isso somado a intensa onda de calor que assola o planeta e deixa todos mais estressados. Paradoxalmente, acontecem brigas de família por conta da organização da ceia! É preciso estarmos muito vigilantes para lembrarmos do verdadeiro sentido do Natal!
A Doutrina Espírita, reforçando os ensinamentos do Cristo, nos diz que precisamos do outro para nos melhorarmos. Sozinho não podemos desenvolver as virtudes, exercitar a caridade… é no relacionamento com nossos semelhantes que nos lapidamos, trabalhamos a paciência, a indulgência, o perdão, e assim ajudamos uns aos outros a crescer.
Emmanuel nos diz que “o Natal não é apenas a promessa da fraternidade e da paz que se renova alegremente entre os homens, mas, acima de tudo, é a reiterada Mensagem do Cristo que nos induz a servir sempre, compreendendo que o mundo pode mostrar deficiências e imperfeições, trevas e chagas, mas que é nosso dever amá-lo e ajudá-lo mesmo assim.”[2]
Que possamos, então, aproveitar as comemorações desse acontecimento tão grandioso, que foi a chegada de Jesus no nosso planeta, para nos renovarmos. Que sejamos vigilantes e cuidadosos nos nossos relacionamentos, onde quer que estejamos, seja no ambiente de trabalho, nos nossos lares, na rua, no trânsito, ou mesmo na casa espírita… Que, pouco a pouco, nos tornemos doces e mansos como o Mestre nos ensinou. Que o Natal comece nos nossos corações!
Feliz Natal a todos! Muita paz,
A Diretoria
[1] Natal Todo Dia – Roupa Nova
[2] Francisco Cândido Xavier; Espíritos diversos. Antologia mediúnica do Natal (Portuguese Edition) (p. 28). Edição do Kindle.