30 de novembro de 2024
Ação Social

O GEFA e o acolhimento às pessoas em situação de rua

Você tem ideia do que é o SAMOR e como funciona esse setor no Grupo Espírita Francisco de Assis – Ilha?

O SAMOR (Setor Morador de Rua) é um setor dentro do Departamento de Ação Social (DAS). O objetivo do SAMOR é ajudar o indivíduo a sair da rua e a permanecer fora dela, ressocializando-o.

Inicialmente a pessoa é recepcionada com o café da manhã. Depois faz-se a escolha de roupas e há o encaminhamento para o banho e a higiene destas pessoas que chegaram ao GEFA por livre e espontânea vontade. O estudo à luz da doutrina espírita é desenvolvido para aqueles que chegam ao SAMOR, tendo o cuidado de respeitar a religião/crença de cada pessoa. Lembrando que divulgar a Doutrina Espírita é um ato de amor.

Procede-se então a entrevista com entrevistadores voluntários. Enquanto as demais atividades se desenvolvem, acontecem conversas sobre a vida e música em outro ambiente.

O trabalho acontece às terças-feiras, de 7 às 11h e atende entre 30 e 40 pessoas.

Atualmente a equipe é composta de 6 voluntários, mas necessitamos de mais voluntários para continuar essa bela tarefa voltada para o amor, nos moldes dos ensinamentos de Jesus Cristo. E quais
são essas tarefas? Entrevistas, vestuário, apoio administrativo, recepção.

Como o setor dedica-se ao atendimento de moradores em situação de rua, doações de roupas de homem, principalmente, bermudas, shorts, cuecas, chinelos e tênis em bom estado sempre são necessários.

Quando essas pessoas conseguem sair da rua e terem um lar, aqueles que comprovem 50% da frequência no GEFA, precisam de material para o lar, pois recebem bolsa família, mas entram na casa alugada completamente vazia, apenas com água e luz.

No encerramento das atividades é feita a prece final e o passe coletivo. Logo após, as pessoas almoçam e saem da Casa.