Editorial – Julho/2024
O Que é o Espiritismo?
Allan Kardec, incansável no trabalho de divulgação da doutrina Espírita, escreveu, além dos cinco livros mais conhecidos – O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese e O Céu e o Inferno – uma série de opúsculos, ou livretos, com resumos dos principais ensinamentos, distribuídos amplamente, a preços reduzidos. O objetivo dessas obras era apresentar a doutrina de forma clara e concisa, para que, de posse das principais informações e desfeitos possíveis preconceitos, as pessoas pudessem decidir se desejavam aprofundar seus estudos no assunto.
O primeiro desses livretos foi “O que é o Espiritismo”, lançado em julho de 1859, e, portanto, completando 165 anos neste mês.
Nas palavras do codificador, “Aqueles que, depois dessa rápida exposição, julgarem o assunto digno de atenção, poderão aprofundar-se com conhecimento de causa. Na maioria das vezes as objeções se originam das ideias falsas que fazemos a priori sobre aquilo que não conhecemos. Retificar tais ideias é prevenir as objeções: tal é o objetivo a que nos propusemos ao publicar esse livrete.”
Assim, o livro é útil tanto para aqueles que estão iniciando no Espiritismo, quanto para aqueles que já trabalham na divulgação da doutrina, na medida em que encontram ali argumentos utilizados por Kardec para as principais objeções feitas ao Espiritismo, na época.
O primeiro capítulo do livro é escrito em forma de diálogo, dividido em três partes – o crítico, o cético e o padre – e traz respostas às observações comuns feitas por pessoas que desconhecem os princípios fundamentais da doutrina. O segundo capítulo traz um resumo da parte prática e experimental do Espiritismo, que depois seria desenvolvida em O Livro dos Médiuns. O terceiro capítulo é um resumo de O Livro dos Espíritos, trazendo respostas a uma série de problemas morais, psicológicos e filosóficos.
Além do estudo do livro O Que é o Espiritismo?, recomendamos também a leitura dos opúsculos: O Espiritismo na sua Expressão mais Simples (1862); Resumo da Lei e dos Fenômenos Espíritas (1864); Viagem Espírita em 1862 (1867); Caráter da Revelação Espírita (1868 – posteriormente incluído no primeiro capítulo de A Gênese).
Estudar sempre, queridos amigos, seguindo a recomendação do Espírito de Verdade: “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap VI).
A Diretoria