27 de setembro de 2024
Editorial

Setembro Amarelo – Editorial Setembro/24

Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio. Por isso, no Brasil, desde 2015, o mês de setembro foi escolhido para a campanha “setembro amarelo”, que busca a conscientização sobre o assunto, trata da importância de se falar sobre o tema e de buscar ajuda, além de quebrar estigmas que envolvem a questão da saúde mental.
A Doutrina Espírita tem muito a contribuir com a campanha. Em primeiro lugar porque consola. Os Espíritos nos ensinam que todos os sofrimentos são passageiros e que, sendo Deus infinitamente justo e bom, são eles remédios amargos, mas que nos farão bem. É a reafirmação do que Jesus nos ensinou quando disse que são bem-aventurados os que sofrem, porque serão consolados.
Em segundo lugar porque esclarece. O espiritismo explica que a morte é apenas a morte do corpo. Continuamos vivos em outro plano. Ao retirar o véu sobre o mundo dos espíritos a doutrina nos traz muitas informações sobre a vida no plano espiritual e as relações entre encarnados e desencarnados. Por isso a ideia de que o suicídio porá fim a todo sofrimento é uma falácia.
Mas além de consolar e esclarecer, a grande contribuição da Doutrina Espírita talvez esteja em nos ensinar a não julgar e acolher. Que possamos todos ser ouvidos atentos e braços aconchegantes para todos aqueles que sofrem. Que possamos, despidos de preconceito, ser caridosos em pensamento com todos aqueles irmãos desencarnados que, num momento de desespero, anteciparam o fim de sua própria encarnação.
Todos temos grandes responsabilidades.
O GEFA conta com o Atendimento Fraterno, com colaboradores preparados para atenderem, pelo diálogo, todos os que chegam à Instituição com dificuldades diversas, através do acolhimento, esclarecimento, orientação e encaminhamento ao Estudo Doutrinário e ao Tratamento Mediúnico, caso se faça necessário.
Se precisar, peça ajuda!
A Diretoria