19 de maio de 2025
Editorial

Sigamos Juntos – Editorial Maio 2025

Sigamos Juntos

Em todo dia 1º de maio é comemorado, em nosso país, o Dia do Trabalhador. Como nos ensina a Doutrina Espírita, o trabalho tem a dupla função de promover nosso sustento material e de desenvolver nossa capacidade de pensar. Mas, para além disso, a Doutrina expande o conceito de trabalho e nos diz que ele é toda ocupação útil; portanto sempre que estamos sendo úteis estamos trabalhando.

Sob esse ponto de vista o trabalho toma múltiplas e diferentes formas. Uma destas formas é o trabalho voluntário que realizamos em nossos Centros Espíritas. São eles Casas de estudo, cuja função primeira é divulgar a Doutrina, e também de caridade e acolhimento, para que todos os que as procuram, encarnados e desencarnados, possam encontrar esclarecimento e alívio para suas aflições, qualquer que seja a natureza delas.

Na nossa Casa, portanto, temos a oportunidade de aprender sobre a Doutrina Espírita e de praticá-la. Esta prática se faz não apenas ao realizarmos as tarefas às quais nós nos propusemos, mas também pelo exercício da fraternidade, tolerância e entendimento com nossos companheiros de trabalho espírita.

Somos diferentes uns dos outros e as situações de convivência, mesmo na Casa espírita, podem ser desafiadoras. Isso não passou despercebido a Kardec. Em um artigo na Revista Espírita de Dezembro de 1861, “Organização do Espiritismo”, ele diz : “ Tendo por objetivo a melhora dos homens, o Espiritismo não vem procurar os perfeitos, mas os que se esforçam em tornar-se perfeitos pondo em prática os ensinos dos Espíritos. O verdadeiro espírita não é o que alcançou o objetivo, mas o que seriamente quer atingi-lo”. E mais adiante: “Aquele que, numa reunião, se afastasse das conveniências, não só provaria uma falta de cortesia e de urbanidade, mas uma falta de caridade. Aquele que se chocasse com a contradição e pretendesse impor a sua personalidade ou as suas ideias, daria prova de orgulho”.

Aprendemos a ser úteis pelo trabalho que realizamos e aprendemos a ser úteis a nós mesmos quando , em contato com os demais, procuramos seguir as recomendações do Espírito de Verdade em “O Evangelho segundo o Espiritismo” : “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços (…) vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio às vossas invejas e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!” (Cap XX, Os obreiros do Senhor).

Valorizemos as oportunidades que nos são dadas, dentro e fora da Casa, para que ao final possamos sair de nossa jornada melhor do que nela chegamos. Que sigamos unidos, trabalhando, para a frente e para o Alto.

A Diretoria